Páginas

21/08/2017

Uma conversa meio séria sobre: FOBIA

|

Bem, Olá!

Como eu já havia dito, no post passado, o conceito de ansiedade é algo muito grande e por isso resolvi dividir esse conceito em dois, inicialmente já falamos sobre a síndrome do pânico, agora vamos falar sobre outra parte do conceito de ansiedade, que são as fobias!

Elas entram nesse conceito já que esse medo sobre determinada coisa pode levar a crises de pânico ou a ansiedade extrema, mas como funciona o mecanismo de fobias? E quais são as 10 fobias que mais ocorrem no mundo.

A fobia é um medo persistente e irracional de algo que apresenta pouco ou nenhum perigo real, mas que provoca intensa ansiedade.

Mas o que acontece com os fóbicos? Quando alguém se encontra com seus temores começam os mesmos sintomas de uma crise de pânico (que já foi bem explicada aqui) ou até mesmo uma paralisia total do corpo o que pode ser, da mesma forma, assustador.

Todos os seres humanos precisam do medo para viver, já que é uma situação que precisa ser vivenciada em momentos de luta ou fuga que podem garantir nossa sobrevivência, entretanto a fobia é um medo exacerbado de coisas ou situações que pode gerar ansiedade em um pico tão grande que ocasionam crises.

Existem diversos tipos de fobia. Que variam desde medos de determinados animais a medos irracionais de situações do cotidiano.

AS 10 FOBIAS MAIS RECORRENTES SÃO



1. Zoofobia (medo de animais): é o medo extremo de determinado animal, essa fobia normalmente se inicia por algum trauma de contato (seja ver ou ser atacado).

2. Acrofobia (medo de altura): é o medo extremo de altura, normalmente quem tem esse medo apresenta náuseas e tontura quando andam de avião, olham para baixo em um prédio ou até mesmo pegando um elevador, isso pode fazer com que as pessoas evitem esses tipos de lugares podendo afetar sua funcionalidade cotidiana.

3. Claustrofobia (medo de lugares pequenos e apertados): esse medo irracional pode limitar a mobilidade das pessoas já que com esse medo ela pode se impossibilitar de andar de ônibus, trens, metrôs, por exemplo.

4. Fobia social (medo de pessoas e de falar em público): atualmente é um medo muito comum, já que está cada vez maior o número de pessoas ansiosas e ser o centro das atenções para essa pessoa pode não ser uma coisa muito agradável, isso pode fazer com que a pessoa se isole e ser acompanhado de outros problemas psicológicos, como a depressão, por exemplo, ou mesmo ataques de pânico.

5.  Agorafobia (medo de lugares cheios e abertos): esse medo paralisa com mais frequência a vida das pessoas, pois atividades corriqueiras se tornam cada vez mais difíceis, sair para se divertir, sair para fazer compras ou até mesmo andar em ruas movimentadas pode se tornar algo muito assustador e com isso crises do pânico podem ocorrer ou isolamento social.

6. Catastrofobia (medo de catástrofes e problemas ambientais): sabe quando você morre de medo de trovoadas, de raios, tempestades muito fortes? É basicamente isso, mas aumentado e somado a terremotos ou outros problemas ambientais que gerem danos à humanidade.

7. Hemofobia (medo de sangue, injeções e feridas): esse medo pode mobilizar a pessoa a evitar qualquer lugar voltado pra saúde desde um hospital, ou posto para uma cadeira de dentista ou qualquer outro contato com médicos, isso pode agravar casos de doenças ou ferimentos sérios.

8. Nictofobia (medo do escuro): esse medo eleva a um terror quando se tem aquele sentimento de estar sendo observado ou que algo muito ruim vai acontecer estando no escuro, mas não necessariamente coisas voltadas para o sobrenatural, podem ser um medo de ser assaltada, medo de sequestros e coisas vinculadas à agressividade dos dias de hoje.

9. Monofobia (medo de ficar sozinho): mesmo sem ser conhecida pelo nome ela é mais real do que se imagina muitas pessoas tem extremamente insegurança e ansiedade de ficar sozinho chegando ao extremo de ser incapaz de executar qualquer tarefa sem a ajuda de alguém ou mesmo a presença de uma pessoa próxima e até mesmo pode acontecer da pessoa se prender a relacionamentos infelizes apenas para se ter alguém por perto.

10. Tanafobia (medo da morte): o medo da morte é algo que está sempre presente na vida das pessoas, entretanto a fobia chega a ser mais associada a um medo de perder pessoas que se ama ou de sua propriamente não sabendo com reagir com casos de dor ou doença sua ou de parentes próximos.

A maioria desses medos são importantes para a nossa sobrevivência, entretanto eles se tornam disfuncionais quando começam a afetar a vida da pessoa e é nessa hora que é necessário a busca de profissionais capacitados para vencer esses medos. Algumas pessoas já seguem para técnicas de enfrentamento, quando se enfrentam os medos, sem controle de um psicólogo e isso pode ser bem prejudicial para o aumento do trauma e não sua melhora ou cura.

Por isso atendimentos psicológicos são tão necessários no dia de hoje para que as pessoas entendam a origem desse medo e como cuidar para que eles atrapalhem cada vez menos a vida de quem sofre.

Agora e com você, tem ou já teve alguma dessas fobias?
comente aqui e vamos conversar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário