Páginas

28/08/2017

Uma conversa meio séria sobre: TRANSTORNO DE HUMOR

|

Bem, Olá!

Hoje é sem duvida um tema muito complicado, mas ao mesmo tempo bem comum, já que o número de pessoas que apresentam esse tipo de transtornos aumentou muito tanto no Brasil, quanto no mundo todo. É interessante pensar que esse aumento pode ser tanto um número maior de pessoas adoecidas, quanto um número maior de pessoas que conversam mais sobre esse tipo de assunto.

Os transtornos de humor, muitas vezes não são vistos com a gravidade que ele tem, mas são problemas muito sérios que se não tratados podem levar ao suicídio. Atualmente casos de suicídios vêm se tornando cada vez mais comuns e isso não pode ser tratado com negligencia por ninguém, sejam profissionais da saúde ou não.

Devemos levar muito a sério quando alguém comenta sobre algumas vontades que vem sentindo mesmo que seja algo mais como uma ideia do que uma vontade, já que em muitos casos as pessoas avisam para alguém que confiam que essas ideias passam por sua cabeça e se você tem esses tipos de pensamentos procure conversar com alguém que pode te ajudar.

Prevenção do Suicídio: CVV Brasil 141 ou 0800 290 0024

Esses números são importantes para se ligar quando esse tipo de ideias passarem pela cabeça e se achar que ninguém que você conheça possa entender ou te ouvir.

Mas voltando ao tema inicial, os transtornos de humor não são apenas os depressivos, existem também os maníacos que também são muito difíceis de lidar, vamos a uma explicação básica sobre essas doenças tão sérias.

Os Transtornos do humor são:
Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação (mania). A alteração do humor em geral acompanha de uma modificação do nível global de atividade, tendem a ser recorrentes e a ocorrência dos episódios individuais pode frequentemente estar relacionada com situações ou fatos estressantes.
Esses tipos de transtornos podem ser de dois tipos:



Os episódios maníacos, quando a pessoa passa por períodos de humor exacerbado, acompanhado de Euforia, inquietação, impaciência e falta de autocontrole em alguns casos, situações de mania pode ser vivenciada por pessoas que usam algum tipo de substancia química (álcool, drogas, remédios, etc), esses casos podem parecer meio distantes, mas pelo menos 5% da população mundial já tenham apresentado episódios maníacos.

O Transtorno afetivo bipolar, quando ocorrem episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, é uma espécie de montanha russa, tendo casos de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão).

E os episódios depressivos, Existem três graus de depressão: leve, moderado ou grave (que serão explicados em posts mais a frente), entretanto a pessoa apresenta algum tipo de rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade, ela passa a experimentar perda de interesse em tudo, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Também é comum ter problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da autoestima e da autoconfiança, mesmo nas formas leves.

Dentro desses casos existem as recorrências que são os transtornos de humor persistentes (ciclotimia e distimia), nos quais os episódios individuais não são suficientemente graves para justificar um diagnóstico de um episódio leve, já que fazem parte de quase a vida inteira da pessoa, persistindo por anos e levando quem tem a um sofrimento e à incapacidade consideráveis. Em certos casos, episódios maníacos ou depressivos recorrentes ou isolados podem acompanhar a um transtorno afetivo persistente.

Essas são as nomenclaturas difíceis que a gente encontra nos livros de psicologia, entretanto no cotidiano não devemos nos prender a todos esses rótulos, precisamos focar em buscar formas de melhorar dessas doenças tão sérias, fazendo coisas que nos estimulem e nos deixam felizes, mesmo que momentaneamente, para que se possa ver que essas situações vão se tornar mais frequentes, lembrando sempre que é extremamente necessário o acompanhamento psicológico e psicofarmacológico, quando necessário.

Então, é isso, deixamos a ansiedade de lado para falarmos sobre o humor, espero que vocês possam acompanhar este tema tão importante e de extrema necessidade nos dias de hoje.

Beijos,

Alina

Nenhum comentário:

Postar um comentário