Páginas

04/09/2017

Uma conversa meio séria sobre: MANIA

|

Bem, Olá!

Antes de começarmos a falar sobre o tema de hoje, gostaria de agradecer a todas as visualizações que tive neste primeiro mês de blog!! Fico realmente feliz em ver que muitas pessoas vieram aqui conferir as informações que eu compartilho e peço para que continuem entrando e participando dessa aventura comigo!

MAS AGORA VOLTANDO AO ASSUNTO SÉRIO!!

Hoje, na conversa meio séria, vamos falar sobre um transtorno de humor meio desconhecido, mas ainda sim muito sério que são episódios maníacos de humor.
Mas, o que é um episódio maníaco?

Um Episódio Maníaco é definido por um período distinto, durante o qual existe um humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável. Este período de humor anormal deve durar pelo menos uma semana e não pode estar vinculado ao uso de psicoativos (sejam drogas ou álcool ou até mesmo os remédios antidepressivos, por exemplo).




Se a pessoa apresenta três desses sintomas de forma recorrentes, ela apresenta esse transtorno:

  • ·         Autoestima inflada ou grandiosidade;
  • ·         Necessidade de sono diminuída, pressão por falar, fuga de ideias, distratibilidade;
  • ·         Maior envolvimento em atividades dirigidas a objetivos ou agitação psicomotora;
  • ·  Envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para consequências dolorosas.

Essa pessoa não deve apresentar um sintoma de Episódio Misto ou Bipolar já que dessa forma o diagnóstico seria outro.

Mas isso significa dizer que se a pessoa tiver um bom humor ela tem algum tipo de distúrbio mental? Não necessariamente, o nível de perturbação deve gerar prejuízo na vida da pessoa de forma social ou ocupacional ou para exigir a hospitalização, ou é marcada pela presença de aspectos psicóticos.

Um humor de um Episódio Maníaco é sempre eufórico, incomumente bom, alegre ou excitado. E isso pode fazer com que as pessoas a sua volta o ache contagiante, mas como ele é recorrente por um tempo, ele é reconhecido como excessivo por quem conhece bem a pessoa . A autoestima inflada tipicamente está presente, indo desde uma autoconfiança sem crítica até uma acentuada grandiosidade que pode alcançar proporções delirantes e essas ações fazem a pessoa diminuir consideravelmente a necessidade de sono.

A pessoa passa a ser extremamente barulhenta extrovertida de forma a ser inconveniente e capaz de atrapalhar sua vida, ela pode ter rompantes de corrida, de risada sem motivo aparente entre outros casos, por isso são sintomas bem difíceis para a vida de quem sofre e seus familiares.

Os tratamentos indicados são os que envolvem um atendimento de vários âmbitos, seja farmacológico, seja psiquiátrico e também a psicoterapia, o atendimento pode apresentar suas dificuldades, mas precisa sempre ser acompanhado em todos esses transtornos de humor.

E vocês já tinham ouvido falar desse tipo de transtorno? A mania?


Deixe sua opinião e vamos conversar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário